Há alguns anos, fui assistir a um espetáculo do Ballet Nacional de Cuba, no teatro Alfa. Sempre gostei muito de dança e sabia que era uma das únicas atividades que traziam dinheiro à ilha de Fidel Castro. No fim do espetáculo, lembro que algum integrante do PT subiu ao palco para fazer um discurso e foi vaiado até que se retirasse.Os bailarinos, que estavam todos fazendo pose de agradecimento, esperando que o discurso terminasse para receber flores e aplausos do público, ficaram sem jeito.
E a grande estrela do Ballet Nacional de Cuba, Alicia Alonso (hoje uma senhora de idade, cega), não entendeu o que aconteceu.
Fico imaginando a cara de cada um dos bailarinos e da própria Alicia Alonso quando alguém explicou a eles o que houve naquele momento.
E o que houve, afinal?
Ora, a manifestação e a expressão livre do descontentamento do povo com o governo.
Parece simples, mas é algo impensável para cubanos como aqueles bailarinos.
... Impensável, até que surgiu uma voz, vinda do nada, do escuro. Uma voz desafiadora. Segura e corajosa. Uma mulher. Yoani Sanchez.
Seu blog, em pouco tempo ficou conhecido nos quatro cantos do mundo. Foi um grito de liberdade logo censurado pelo governo.
Em cuba, o blog Generación Y não pode ser acessado. Mas nós, daqui do Brasil, podemos.
É uma voz que precisa ser ouvida (lida) e muito aplaudida... de pé! BRAVO!
Que nos quatro cantos do mundo essa lição sirva para toda a vida: a liberdade de expressão é um tesouro precioso... e uma realidade para poucos.
Lisa ELKAIM
Nenhum comentário:
Postar um comentário