quarta-feira, 17 de junho de 2009

Cuba: a livre expressão é vetada no país dos ditadores...



Após Fidel Castro deixar o poder de Cuba nas mãos do irmão Raul Castro em fevereiro de 2008, até surgiu uma esperança de uma reforma democrática no país. Mera ilusão... Hoje, mais de ano depois da posse vitalícia do irmão do antigo ditador, o país ainda sofre de extrema censura e nenhuma melhora no padrão de vida dos cubanos.


Basta repararmos na notícia de que o Blog mais visitado em Cuba, o "Generación Y", foi vetado dentro do país. A autora do blog Yoani Sánchez, diz que ela faz o que grande parte da população gostaria de fazer, mas por medo e pela própria censura não o fazem.


A situação se torna ridícula quando nos deparamos com um fato deste em pleno ano de 2009. O blog recebeu em fevereiro do ano passado a visitação de 1,2 milhões de pessoas e milhares de comentários, monstrando assim a indignação do povo cubano perante o regime.


Em um país controlado pelo Estado, sem mídia independente, Sánchez e outros blogueiros, encontraram na internet, um meio de divulgarem as suas opiniões sobre tudo o que acontece dentro do país.


É lamentável que nos dias de hoje ainda existam governos com tal censura à livre expressão, vetando as pessoas de exporem a sua própria opinião.

Por Cláudia Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário